Última postagem - Auditorium

Postagem mais recente: Incredibox (clique na imagem para jogar)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

As tecnologias dos jogos musicais


Face à disponibilidade de ferramentas de realidade aumentada, detecção de movimentos do jogador, processamento de áudio em tempo real, gráficos 3D, por que este blog trata de jogos feitos em Flash?

Amplamente disseminado, multiplataforma

Jogos Flash podem ser rodados em praticamente qualquer computador, inclusive de dentro do navegador. Com a informatização das escolas, pode tornar-se um recurso educacional de fácil acesso, já que os próprios alunos são frequentadores da infinidade de portais de jogos Flash disponíveis na rede. Ir de encontro a esse ambiente com o qual os alunos já estão familiarizados é estratégico.

Mais a fundo: uma das maiores forças do Flash reside na popularidade do seu player. Hoje praticamente qualquer computador com acesso à internet tem o player Flash instalado e pode, portanto, rodar animações feitas em Flash. Para se ter uma ideia, se seu computador não tiver o player Flash instalado você não pode sequer assistir vídeos no YouTube.
Além disso, o player Flash roda nos sistemas operacionais mais difundidos - Windows, Mac OS (Apple), Linux.
Graças a essa facilidade de acesso (e à agilidade inerente ao desenvolvimento de jogos Flash), uma quantidade exorbitante de portais de jogos feitos em Flash existe na Internet.

Enfim, se você busca recursos de jogos gratuitos, que vão rodar em praticamente qualquer lugar sem necessidade de instalação de componentes e com a qual os alunos são familiares, a tecnologia para tal é o Flash.

Às custas dessa versatilidade e disseminação, o Flash tem suas fraquezas. Não é uma tecnologia feita para executar tarefas com grandes exigências computacionais. E, infelizmente, uma dessas fraquezas é relativa a áudio:
- O Flash não consegue manipular MIDI
- Não é tão fácil para o programador controlar a sincronização de eventos de áudio.

No horizonte, mais recursos, sem perder a capacidade de disseminação - Unity 3D

A game engine (ambiente de desenvolvimento de jogos) Unity 3D é uma opção que surge no horizonte. Como o Flash, possui um player que roda no navegador. E, como o Flash, constitui-se em um ambiente de desenvolvimento bastante amigável para o usuário. Além de possuir um padrão de qualidade altíssimo, conta com um módulo dedicado exclusivamente à manipulação de áudio.
A tendência é que o o player Unity se torne cada vez mais difundido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário