Última postagem - Auditorium

Postagem mais recente: Incredibox (clique na imagem para jogar)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bem-vindo!

Este Blog faz parte do projeto “Jogos digitais online e ensino de música: propostas para a criação de materiais didáticos” criado pela professora Me. Andréia Veber (UEM) e pelo desenvolvedor Me. Tiago Brizolara da Rosa (TimeWave Games).

O propósito é concentrar em um único espaço jogos musicais que são disponibilizados gratuitamente em diversos portais de jogos disponíveis na rede mundial de computadores, facilitando o acesso tanto aos alunos quanto aos professores. Com isso, pretende-se fomentar discussões acerca do uso de jogos digitais no ensino de música, construir uma rede de possibilidade para o uso dos jogos que seja alimentada constantemente por seus usuários e discutir o papel do músico/professor na produção de jogos musicais educativos.

Jogos digitais fazem parte do cotidiano de pessoas de qualquer faixa etária ou classe social e a cada dia ganham mais espaço em meio aos educadores, sendo vistos como ferramentas que podem proporcionar uma experiência de aprendizagem que seja mais divertida, gratificante e até mesmo mais eficiente, uma vez que os alunos se sentem mais motivados pela aproximação dos jogos com seu cotidiano.

Atualmente há um número incalculável de portais de jogos online gratuitos e é comum os alunos terem interesse em acessarem esses jogos nos laboratórios de computadores das escolas. Naturalmente surge o questionamento: é possível aliar alguns desses jogos à educação musical? Este projeto, ao compreender o levantamento de dezenas de jogos, sugere que a resposta é positiva. Por consequência, sugere que esses jogos são um grande material disponível de forma gratuita, que é familiar e divertido para o aluno. Caberá à escola e ao professor encontrar maneiras de trazer esses jogos para dentro das aulas.

Com a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas e crescente preocupação com os processos de inclusão digital, os jogos online mostram-se como pontecial recurso para a sala de aula, aliando o ensino de música aos meios digitais e entretenimento.

Buscando justamente nos espaços virtuais tipicamente frequentados pelos alunos do ensino fundamental e médio encontramos ótimas surpresas. Essa abordagem pode ser muito prolífica, por estar inserida no mundo do estudante e por ter potencial para revelar experiências de jogos educativos que não sacrificam a diversão e que o aluno tem iniciativa de jogar.


Utilize a barra à direita da página para jogar os jogos selecionados.


Talvez você esteja pensando: "Por que estes jogos?" Ou, "Por que esse tipo de jogos? Então dê uma olhadinha nos breves comentários sobre a tecnologia envolvida.

O foco deste blog é o uso na educação de jogos voltados para o entretenimento (ou pelo menos que se encontram em contextos dedicados a isso). Mas separei também uma postagem com recursos de outros jogos musicais, que não se encontram no circuito dos portais de jogos Flash. Vale a pena vê-los aqui.

Ações do Projeto.

ATENÇÃO: com exceção do jogo Passeio No Parque (concepção minha e de Viviane Beineke, arte gráfica de Diego de Los Campos e TimeWave Games, programação de Luciano Guedes e TimeWave Games, produção de áudio de Sergio Ribeiro de Freitas), todos os jogos presentes aqui não são de minha autoria, não são hospedados por mim, nem eu possuo qualquer direito comercial sobre eles. Todos podem ser encontrados online e acessados gratuitamente em outros endereços da rede mundial de computadores.

Por fim, agradeço a todo o apoio dado pelo pessoal da TimeWave Games.

6 comentários:

  1. Muito legal, Déia e Tiago! Somos fãs! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá!! encanta-me teu blog quisesse afiliarlo em meus lugares sites de jogos e teu enlaças ao mio,

    se estas de acordo responde-me com uma mensagem a emitacat@gmail.com

    besoss!!
    Emilia

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou Evandro Neves e estou muito feliz em encontrar um blog com este tipo de finalidade e ferramentas acessíveis.
    Sou trompista e vou fazer um produzir um game com instrumentos de metais a enviarei a vocês para análise. Se ficar bom ficará a disposição.
    Parabéns e serei assíduo do blog o divulgando também.
    Grato,
    Evandro Neves.

    ResponderExcluir
  4. Olá que tal experimentar um jogo novo e empolgante?
    venha fazer parte do mais novo mundo perfeito

    Forsaken World Fidelity
    -Grafico perfeito
    -Varios players online
    -jogabilidade super facil
    -Servidor Rate Alta
    -Muito EXP e muito DROP

    Venha se divertir com agente

    Acesse: http://forsakenworld.fidelityjogos.com/

    Fórum: http://forum.forsakenworld.fidelityjogos.com/

    Curta: https://www.facebook.com/FidelityForsakenWorld

    ResponderExcluir
  5. Olá, amei esse blog, minhas aulas ficarão mais atrativas com os jogos. Sou aluna da Vivane Beineke na UFSCar, faço graduação em Educação Musical, acabei de criar um blog e caso pudesse gostaria de uma visita, ficarei muito honrada.
    http://vivianehernandez.blogspot.com.br/

    Abraços...

    Viviane

    ResponderExcluir